Cadastre seu email agora mesmo para receber novidades por email

O que você achou do novo website da Academia Goiana de Letras?

Janeiro 2011
A RÁDIO BRASIL CENTRAL DOS ANOS 50

EuricoBarbosa

 Extraído do livro de Hélio Rocha - Rádio Brasil Central - 60 anos no ar

Dois programas de auditório bastante populares marcaram os primeiros anos da Rádio Brasil Central, "uma Fundação CoimbraBuenopela Construção de Brasília" - slogan da emissora. Jovem desempregado, frequentei-os várias vezes. O ProgramaJeovah Baylão moldava-se pelo ProgramaCesarde Alencar - popularíssimo - da Rádio Nacional, do Rio, a emissora então mais ouvida do Brasil.

Jeovah era dotado de grande inteligência e notável agilidade mental, excelente locutor e animador. O outro era apresentado por seu criador, Sílvio Medeiros, e se chamava "No Degrau da Fama", no estilo do Calouros em Desfile, de Ary Barroso, da Rádio Tupy, do Rio de Janeiro. Sílvio era sóbrio,tambéirTtinhaboa voz, seu programa agradava.

A locução esportiva, até 1954, tinhaHeliMesquita como seu titular.Helidirigia o Departamento de Jornalismo, que produzia noticiário de cinco minutos, de hora em hora, e, às 21 horas, "O Mundo em Sua Casa", com duração de sessenta minutos. Heli chegava a fazer meia hora de improviso como se as notícias estivessem escritas.

Havia duasótimaslocutoras: Norma de Alencar (que fazia, também,radionovelae cujo nome verdadeiro é Norma Baiocchi. Era esposa de Sílvio Medeiros) e Dalva de Oliveira, uma mignon muito graciosa e deótimalocução.

"Um dos principais locutores-tambémator deradionovela -era Luiz Carlos Pimenta, filho do velho diretor Pimenta Neto. Fundada a Rádio Anhanguera, Luiz se transferiu,constituindo-se num dos seus principais valores."

Jorge Abrão (irmão de Jakcson, o excelente locutor de noticiário da TV Anhanguera) irradiava vibrantemente os números das apurações. Os resultados das eleições de1954, em que concorreram a governador José Ludovico de Almeida (PSD-PTB) e Galeno Paranhos (UDN-PSP) eram acompanhados pelo público com avidez, tal o sensacionalismo que Jorge imprimia à sua locução. Pelos números da Rádio Brasil Central, Galeno Paranhos aparecia como o vitorioso. O pleito foi disputadíssimo.Oresultado oficial deu vitória por menos de mil votos a José Ludovico. Sete anos depois, o Tribunal Superior Eleitoral proclamou vitória de Galeno. Tarde demais, evidente e ridiculamente. Naquelas eleições, Jerônymo Coimbra Buenoelegeu-sesenador. Foi o mais votado, ficando à frente de Pedro Ludovico, segundo colocado e também eleito. Até meados de1954,foi Diretor Geral da emissora Waldyr de Castro Quinta, que fora Secretário do governo Coimbra Bueno(1947-1951).Waldyr apresentava, dentro de "O Mundo em Sua Casa", o artigo intitulado 'Cadeira33'.Opinava como se fosse deputado, pois a Assembleia Legislativa contava com32representantes. E, em1954, elegeu-sedeputado estadual, vindo a ter grande atuaçãodurante oito anos, ou seja, até1962.Passara, realmente, a ocupar a cadeira 33.

A partir de1955,uma dupla de locutores esportivos fez sucesso na Rádio Brasil Central-Antonio Porto e Luiz Rotolli. Eram grandes narradores. A mim cabia a função dé comentarista. Ingressara na Rádio Brasil Central em1955, depois de vários anos como profissional deOPopular. Integrava, na Rádio, o Departamento de Esportes e o de Jornalismo. Redigia as notícias divulgadas a cada hora e, ao lado de Elísio de Assis Costa e Irorê Gomes, as de "O Mundo em Sua Casa". Antonio Portotransferiu-se,em1956, para a Rádio Anhanguera, fundada naquele ano. Na década de1960,foi para a Rádio Globo, do Rio, consagrando-se como o melhor narrador de basquete do Brasil. Fazia dupla na Globo com Waldir Amaral, goiano de Luziânia, e um dos mais famosos narradores esportivos brasileiros. Antonio Porto trabalhou algum tempo, também, na Rádio Nacional de São Paulo, voltando à Globo, da qual saiu somente a fim de retornar para Goiás, em1986.

Hostalício Noronha, um militar reformado, era o radiotelegrafistaencarregado de captar as notícias transmitidas pela Agência Meridional. Trabalhou mais de uma década na Rádio Brasil Central.

O técnico de estúdioera AntonioMoraes, cuja esposa, Ivone Marques, era ótima cantora, apresentando-se, com sucesso, nos programas de auditório.

Jeovah Baylãoe Sílvio Medeiros faziam, também, locução comercial e,frequentemente,os boletins noticiosos. Dois outros locutores muito bons eramTaufic Sebbae Moraes Jr. Havia também um locutor de nome José Luiz, que apresentava a Oração da Ave Maria.

Um dos principais locutores - também ator de radionovela - era Luiz Carlos Pimenta, filho do velho Diretor Pimenta Neto. Fundada a RádioAnhanguera,Luiz para ela se transferiu, constituindo-se num dos seus principais valores.

Em 1955, a Rádio Brasil Central ganhou o concurso de dois grandes profissionais: SelemDominguese Moraes César. Este, por muitos anos, foi apresentador do mais famoso programa sertanejo do rádio goiano, transmitido durante uma hora no começo da noite, com grande audiência no interior.

Esta é a Rádio Brasil Central das minhas lembranças. Deixei-a, em 1957, para militar na advocacia, em Morrinhos, minha terra natal.

| Mais


Rua 20 nº 175, Centro. Goiânia Goiás - CEP: 74020-170
Telefones: 62 32248096 / 62 32248096
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados